- Este evento já decorreu.
Ribatejo e Estremadura
- apresentação do livro -
24 de Outubro de 2025 18:30 a 20:00
Entrada livre
Apresentação do livro ‘Ribatejo e Estremadura : imagens do ambiente natural e humano na literatura de ficção‘.
Territórios que o eixo natural e paisagístico do rio Tejo simultaneamente une e separa, são um fértil exemplo do dom inspirador de algumas regiões para nutrir o imaginário dos escritores.
No poente alaranjado da pluriforme Estremadura, nas terras da Borda d’Água e charnecas desse Ribatejo que é fronteira «entre a civilização da pedra» do Norte e «a civilização do barro» do Sul, no alcance das marés, nos episódios cíclicos de cheias encontraram muitos autores da Língua Portuguesa motivo e cenário da sua escrita memorialística, ensaística, mas sobretudo ficcional.
As investigadoras Ana Cristina Carvalho, Natália Constâncio, Maria da Graça Saraiva e Ana Lavrador-Silva reuniram um leque de investigadores que analisaram 34 obras, na sua maioria de ficção, de 18 escritores da Literatura Portuguesa.
- Apresentação Maria Mota Almeida (ESHTE)
- Atuação Coro do BPI – Maestro José Eugénio Vieira
Dia 24 outubro, 18h30, na Biblioteca Palácio Galveias.
Entrada livre.
[imagem gráfica elaborada pela entidade dinamizadora da iniciativa]
No decorrer desta atividade, são captadas imagens e som para divulgação pela CML, entidade parceira ou promotora, nos respetivos meios de comunicação, como redes sociais e sites institucionais.

