
Tecendo histórias | Liberdade – Antes do 25 de abril era proibido
23 de Abril de 2025 18:30 a 20:00
Entrada livre
‘Tecendo histórias’ é um Clube de Leitura dedicado à temática do envelhecimento e desenvolvido nas Bibliotecas de Lisboa, com uma periodicidade mensal.
Pretende-se que seja um espaço inclusivo, seguro e acolhedor para se partilhar, explorar e discutir temas dedicados ao processo de nos tornarmos, a cada dia, mais velhos.
Através da leitura dos livros sugeridos e da conversa em torno de diferentes temas, queremos promover a consciência, o respeito e o combate a preconceitos relativos à idade e ao processo de envelhecimento.
Resulta de uma parceria entre o Serviço de Inclusão da DRB e a Divisão para a Intervenção Social.
- Sessão sob o tema ‘Liberdade‘, dedicada ao livro ‘Antes do 25 de abril era proibido‘, de António Costa Santos.
Já imaginou viver num país onde:
– tem de possuir uma licença do Estado para usar um isqueiro?
– uma mulher, para viajar, precisa de autorização escrita do marido?
– as enfermeiras estão proibidas de casar?
– as saias das raparigas são medidas à entrada da escola, pois não se podem ver os joelhos?
– não pode ler o que lhe apetece, ouvir a música que quer, ou até dormitar num banco de jardim?
- Dinamizado por: Nádia Nogueira e Serviço de Inclusão da DRB
- Pessoa convidada: ator Carlos Paulo (Casa do Artista)
Carlos Paulo (Casa do Artista), ator profissional desde 1967, estreou-se no Teatro Estúdio de Lisboa, tendo passado pelo Teatro Experimental de Cascais, Casa da Comédia, Companhia Laura Alves, Teatro Villaret – Companhia de Raul Solnado, Companhia Teatral de Angola, Companhia de Mário Viegas, Filipe Lá Féria Produções, e foi sócio fundador da Metrul, do Teatro Laboratório de Lisboa Os Bonecreiros e fundador da Comuna-Teatro de Pesquisa, em 1972, aonde ainda se mantém.
É também formador, figurinista, tradutor e autor de textos para teatro, televisão e música. Como ator representou mais de 150 peças, além de participação em centenas de programas de rádio, televisão e cinema. Há 17 anos criou A Palavra dos Poetas, espetáculos de divulgação da poesia portuguesa, tendo apresentado a vida e a obra de mais de 40 poetas nacionais.
Colabora como formador regularmente com a escola Superior de Educação João de Deus e com a Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Direito.
A sessão terá lugar no dia 23 abril, pelas 18h30, na Biblioteca dos Coruchéus.
Entrada livre.
No decorrer desta atividade, são captadas imagens e som para divulgação pela CML, entidade parceira ou promotora, nos respetivos meios de comunicação, como redes sociais e sites institucionais.