
Visita guiada – ‘Memórias da resistência social e política em Alcântara no longo século XX’
31 de Maio de 2025 15:30 a 17:00
Gratuito
Visita guiada aos locais relacionados com José Dias Coelho e a resistência à ditadura do Estado Novo.
Atividade realizada no âmbito da exposição “Do tempo da outra senhora ao tempo novo”.
De um imenso descampado, local de veraneio da aristocracia e das elites eclesiásticas, Alcântara virá a descobrir a sua “vocação” industrial no século XIX, graças às excelentes condições naturais de que disfrutava, aos preços dos terrenos e à chegada do caminho de ferro.
Com a sua integração na cidade de Lisboa, este território constituir-se-á como a primeira zona industrial da cidade, nele se localizando algumas grandes unidades produtivas e nele se implementarão pela primeira vez importantes inovações tecnológicas no nosso país.
Alcântara assistirá igualmente ao nascimento do grupo CUF; da habitação operária; e a algumas das primeiras manifestações do movimento operário e das formas organizativas por si assumidas – mutualidades, associações de classe, cooperativas, coletividades.
Por último tornar-se-á num importante polo das ideias republicanas e, posteriormente, de resistência ao salazarismo.
A visita tem por objetivo dar a conhecer alguns dos locais emblemáticos da resistência social e política registada neste território durante o longo século XX.
- Dinamizado por: Paulo Marques Alves
- Ponto de encontro: Biblioteca de Alcântara – José Dias Coelho
- Sugerida para maiores de 16 anos
- Participação gratuita
Realiza-se no dia 31 maio, com início às 15h30, na Biblioteca de Alcântara – José Dias Coelho.
No decorrer desta atividade, são captadas imagens e som para divulgação pela CML, entidade parceira ou promotora, nos respetivos meios de comunicação, como redes sociais e sites institucionais.