
Agarro o Sol com as minhas mãos – Edição 3
- exposição de pintura -
3 de Setembro de 2025 18:30 a 26 de Setembro de 2025 18:00
Entrada livreExposição de pintura da autoria de Ana Margarida Ferraz.
“Agarrando e manuseando os fios do tempo, a mostra contem uma parte de uma exposição realizada na Madeira, na Galeria espaçomar, em 2022 – “Quando as aves voavam… que solidão errante até chegar a ti!” -, onde apresentou algumas peças mais antigas produzidas no Funchal, e essencialmente obra realizada em Lisboa. O título remete ainda para iniciativas anteriores, num apego ou insistência na desconstrução de metáforas essenciais – aves ou, apenas, pássaros de silêncio que procuram em nós a nesga de céu para experienciar o voo. Metáforas inquietas, alimentadas por uma espécie de contraditório, deslocamento, dobra, entre o eu e o outro, o ponto de partida e o ponto de chegada, o tempo passado e o tempo presente. O voo e o pouso. Ou, justapondo um aforismo do poeta Paul Celan, “Era Primavera, e as árvores voaram para os seus pássaros.”
“Agarro o Sol com as minhas Mãos-edição 3” é uma exposição que faz emergir e nos dá a experienciar questões singulares, se bem que indissociáveis: procura, errância e descoberta; voo e leveza; silêncio e solidão; encontro e afeto; inquietação e resiliência ou… a teimosia como suporte de vida.” – Teresa M. G. Jardim
Inauguração no dia 3 setembro, 18h30.
Patente, no horário de funcionamento, 4 a 26 setembro, na Biblioteca de Alcântara – José Dias Coelho.
Entrada livre.
No decorrer desta atividade, são captadas imagens e som para divulgação pela CML, entidade parceira ou promotora, nos respetivos meios de comunicação, como redes sociais e sites institucionais.